Chimarrão: os maiores benefícios desta bebida para a produtividade!

Poucas coisas refletem com tanta fidelidade o espírito do povo sulista e em especial o gaúcho, do que o Chimarrão.

Esta bebida é um dos símbolos da cultura do Rio Grande do Sul, companheira inseparável das noites frias e das rodas de amigos confraternizando, cantando e contando histórias. É impensável uma reunião numa casa gaúcha sem esta bebida.

E com as migrações de povos do Sul para outras regiões do Brasil, em especial para o Centro-Oeste, o Chimarrão vem se popularizando nas últimas décadas e é possível encontra-la à venda em lojas de várias cidades do Brasil e muitas lojas online.

E além do sabor característico que agrada muitas pessoas, elas vão descobrindo vários benefícios do Chimarrão para a saúde.

 

Vamos falar dos maiores benefícios desta bebida para a produtividade e a saúde!

 

  • Os polifenóis, presentes na bebida, eliminam o acúmulo de gordura nas artérias e com isso protegem o coração, prevenindo doenças cardíacas. Outro grande benefício é ajudar a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos inibem uma enzima para a síntese da glicose no fígado e ajudam a reduzir o colesterol ruim e reduzir a absorção de açúcar.

 

  • O Chimarrão atua na digestão e no bom funcionamento do intestino, com suas propriedades digestivas e laxativas, ajuda a equilibrar o funcionamento e evitar a prisão de ventre.

 

  • O chimarrão é rico em cafeína, entre outros alcaloides, o que é um estimulante natural e ajuda a reduzir ou eliminar o cansaço físico e mental.

 

  • A bebida tem propriedade diurética, e como é consumida em alta temperatura, isto contribui ainda mais para potencializar a característica. Isto é fundamental para eliminar toxinas e líquidos acumulados, contribuindo para a desintoxicação do organismo, aliviando a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço corporal.

 

  • É uma rica fonte de antioxidantes, que combatem a produção de radicais livre e o envelhecimento celular, retardando o envelhecimento corporal. Além disso, o Chimarrão atua no processo de renovação das células, pela forte presença de bioativos.

 

  • Pela presença da cafeína em boa quantidade, e o efeito de estimular e reduzir a fadiga, o Chimarrão pode auxiliar no processo de emagrecimento – combinado, evidentemente, com uma dieta saudável e balanceada e a prática de exercícios, que são favorecidas pelas melhorias proporcionadas pela cafeína.

 

Como podemos observar,  os benefícios do Chimarrão são muitos, o que torna esta bebida ainda mais atraente.

Não existe uma restrição de quantidade de uso, porém algumas informações são importantes para evitarmos o uso em excesso – que faz mal em qualquer alimento – ou um uso fora do contexto real que ela deve ter.

  • O Chimarrão não substitui o líquido mais importante em nosso corpo – a água. Continue consumindo água na quantidade que seu médico recomendar para obter os melhores efeitos em todo o seu organismo.

 

  • Evitar grandes quantidades diárias, como em qualquer bebida (exceto a água).

 

  • Por conta do seu efeito estimulantes, deve ser consumida com cautela por pessoas hipertensas e com gastrite e outras doenças no trato digestivo. Importante consultar o médico para ver a quantidade que pode ser consumida nestes casos.

 

  • Reforçando o que comentamos antes, o Chimarrão isoladamente não provoca o emagrecimento. Ela pode auxiliar, pelos seus efeitos estimulantes e diuréticos, se combinada a uma dieta adequada e uma rotina de exercícios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *