4 ideias para começar um negócio com pouco dinheiro!

Milhares de pessoas, todos os dias, acordam com um sonho em comum: empreender, ter o negócio próprio. São profissionais desempregados – e temos hoje em dia um número recorde, muitos estão insatisfeitos com o rumo das carreiras, desmotivados em ambientes corporativos competitivos e estressantes.

Ou até mesmo satisfeitas, porém se sentirão mais felizes se forem protagonistas no mundo dos negócios. Mas uma dúvida está na cabeça de grande parte delas: como empreender com pouco dinheiro?

Uma boa poupança pode não ser suficiente para abrir aquele restaurante sonhado, mas as oportunidades de negócios andam com uma velocidade espantosa nos dias de hoje e sempre podemos esperar pelo momento de abrir a empresa que queremos.

Por que não empreender em boas ideias e até estar melhor preparado para o grande sonho no futuro?

Vamos falar de 4 ideias para começar um negócio com pouco dinheiro.

Sucesso!

1) Manutenções de Eletrônicos

Este é um setor que cresce muito ao longo dos anos – manutenções de celulares e smartphones, notebooks e tablets. Com a crise econômica, as pessoas buscam os reparos como alternativa. Além disto, os aparelhos de ponta ficam cada dia mais sofisticados e caros, e também mais versáteis em funcionalidades, o que leva muitas pessoas a preferir prolongar a vida útil deles sempre que possível.

Com pouco investimento, você pode começar e ser muito bem-sucedido. É um negócio que podemos iniciar com um território pequeno e até mesmo com uma base de clientes feita no networking.

Os bons serviços, aliados ao bom uso das redes sociais e de um site/blog, vão amplificar seu mercado potencial e atrair mais clientes.

Neste setor é fundamental especializar-se com Cursos de Manutenção, existem muitos ótimos, inclusive online. Ou seja, você pode se qualificar horário mais conveniente e ainda trabalhando, se for o caso.

Outra grande vantagem – e sonho – deste negócio é poder ser conduzido em home office, ele exige pouco espaço, porém deve estar bem equipado, e o ferramental não é um valor elevado.

2) Produtor Digital

O mundo digital abre uma possibilidade sempre maior a cada dia de atividades onde podemos investir pouco dinheiro e obter muito lucro. Dentre elas, podemos destacar:

  • Produtor de Vídeos
  • Desenvolvedor de Sites e Aplicativos
  • Consultor de Marketing Digital
  • Produtor de Conteúdo

Se você trabalhar com Tecnologia de Informação ou Marketing, estas carreiras são muito próximas da sua realidade e o aprendizado e implantação serão muito rápidos e praticamente sem custo.

O investimento principal é na qualificação e neste caso existem opções de muita qualidade a ótimos preços de cursos online. Outro ponto fundamental é o marketing deste negócio: você deverá explorar ao máximo das principais ferramentas de comunicação do ambiente digital: site, blog e redes sociais.

Você poderá um campo fértil de oportunidades no seu networking, mas o grande ganho é na escalabilidade, na capacidade de ampliar a base de clientes e manter o preço. Além do home office, outra grande vantagem destas atividades é poder iniciar mesmo empregado formalmente, você pode usar os horários livres e finais de semana.

 3) Consultorias

Aqui é uma bela oportunidade de iniciar um negócio investindo na sua experiência e qualificação profissional atual! Se você tem experiência sólida em Compras, por exemplo, pode oferecer consultoria em Gestão de Compras ou de Custos e outras áreas corporativas relacionadas.

O importante aqui é focar o seu negócio no seu currículo, explorando ao máximo as suas competências. É como vender-se a um emprego onde você trabalha e ganha sozinho. A sua forma de abordar os assuntos e, principalmente, a sua habilidade em falar a linguagem dos setores das empresas são os pontos mais fortes.

Você pode trabalhar com pequenas e médias empresas em horários alternativos – a maioria são familiares e tem uma flexibilidade maior para isso – e dependendo do assunto, pode agira até remotamente – por exemplo, as consultorias de TI.

4) Traduções

Este é um setor que se expande principalmente pela baixa oferta de profissionais qualificados – e o primeiro ponto desta qualificação é o domínio em idiomas, principalmente o Inglês.

Com a globalização dos mercados e os negócios intensos através do e-commerce e das relações B2B (entre empresas), existe uma demanda por traduções de qualidade que garantam uma segurança com documentos.

Um setor especialmente interessante é o de Escritórios de Advocacia, que precisam de traduções juramentadas o tempo todo. Um ótimo networking herdado e explorar bem um blog e as redes sociais são excelentes pontos de partida para o sucesso neste ramo.

 

Como podemos ver nestes exemplos – e existem muitos outros – é possível começar pequeno, mas é bom ter a ambição em mente: seu negócio vai crescer conforme você investir mais dinheiro nele – em equipamentos, mais qualificação, pessoal. Conheça e aprenda os melhores investimentos!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *