Quais são os segredos para uma Pousada bem sucedida no Brasil? Você pode ter uma delas!

Empreender nunca é um projeto fácil, por mais que a gente se sinta preparado para administrar tantas questões para abrir um negócio e muitas outras para manter e fazer crescer.

E quando falamos de empreender no Brasil, um país continental, tudo fica mais desafiador, com uma legislação tributária complexa e uma infraestrutura que ainda deixa muito a desejar, principalmente em transporte e burocracia.

Porém, quem tem o sangue de empreendedor, transforma tudo isso em desafios, claro que com a grande dose de realismo, mas sem perder o desejo de vencer sendo independente e protagonizando no mercado.

As Pousadas além de um empreendimento bastante lucrativo – se bem administrado – são extremamente prazerosas ao lidarmos com a satisfação pessoal de famílias e casais, proporcionando momentos inesquecíveis.

E todos nós certamente já pudemos usufruir de hospedagens charmosas, elegantes, em lugares paradisíacos, e pensamos: por que não investir em uma Pousada?

Vamos falar um pouco do que quais são os segredos para uma Pousada bem sucedida no Brasil? Você pode ter uma delas!

01 – O sucesso de uma Pousada começa com um Plano de Negócio

O Plano de Negócios é o primeiro e um dos mais importantes documentos que um empreendimento vai exigir. Ele é o planejamento detalhado do que queremos implementar, de que forma, quando e com que recursos – financeiros ou não.

É nele que vamos começar a definir:

  • Que produto ou serviço queremos criar.
  • Onde ele será instalado.
  • O que os clientes em potencial esperam de um produto com as características do que queremos criar.
  • Quem é e onde está o público-alvo.
  • O valor de investimento e a destinação dele – equipamentos, ponto comercial, pessoal, materiais, marketing e outros itens, a lista é grande e deve ser pensada nos detalhes.
  • Prazo de retorno conforme a montagem de todos os itens anteriores.
  • Cenários social e econômico que podem favorecer ou prejudicar o negócio.
  • Os processos que precisarão existir para administrar o negócio da forma como ele foi desenhado para prever custos – por exemplo, se vamos instalar uma pousada em Visconde de Maua, é preciso pensar em veículo para buscar mercadorias e negociações com fornecedores locais em preços melhores.

Dificilmente um negócio conquista um resultado sustentado se não houver um Plano de Negócios extremamente detalhado e pensado de forma realista, para definir se o projeto tem viabilidade financeira e pode, inclusive, captar investidores.

02 – Essencial: definir o público-alvo de forma realista

São os clientes que sustentarão o seu negócio. É uma afirmação óbvia, mas quantos negócios promissores você viu ruírem porque entregavam algo diferente das expectativas dos clientes?

Você conhece bem os clientes que podem comprar os serviços da sua Pousada? Quem vai frequentar o recanto que você quer abrir naquela serra paradisíaca?

Este item faz parte do Plano de Negócios mas precisa de uma dedicação exclusiva e constante. É das definições dele que sairão a expectativa de ocupação  e o perfil econômico, que definirão o preço da diária.

Definições incorretas aqui, acredite, podem fazer sua Pousada ficar vazia em um feriado.

Um belo exemplo deste conhecimento do público-alvo é a Pousada Recanto da Serra em Visconde de Mauá , que recebe – e atende com qualidade – casais que gostam de curtir a natureza e fazer trilhas, casais que curtem a culinária mineira ou querem viver momentos especiais.

03 – Conhecer profundamente a sua concorrência

Ter concorrência é saudável.

Instalar uma Pousada isolada numa praia selvagem pode ser uma cartada de mestre. Mas será que a região terá infraestrutura e serviços que atendam o seu negócio? Ou você pagará muito caro para ter cada um deles?

Se o preço da diária pagar tudo e deixar lucro, ótimo. Mas é fundamental pensar nisso a longo prazo e na dependência maior (custo) que temos do entorno quando estamos sozinhos.

Estar perto de concorrentes permite entender como é a dinâmica de atendimento de uma Pousada, o que eles entregam e o que você pode fazer de único para atrair mais clientes. Uma boa ação é hospedar-se nelas em tempos de alta e baixa e perceber quais são os planos delas.

Concorrente não é quem vende o mesmo que você. É quem vende pro seu cliente.

04 – Ter um mercado fornecedor amplo e de qualidade

Este item muitas vezes é subestimado no planejamento inicial e até no dia a dia. E muitas vezes viramos reféns de fornecedores caros, porque não temos uma carteira ampla para negociar, ou fornecedores de qualidade duvidosa, porque atendem mais rápido mas não nos planejamos para buscar opções programadas e mais baratas.

É importante lembrar: uma Pousada lida com satisfação emocional de cliente no sentido mais básico. Não é bom para o negócio ver clientes insatisfeitos com um café da manhã pequeno ou com produtos fracos, ou quartos mal conservados.

05 – Marketing: é a chave para transformar os planos em realidade

Planejar corretamente as estratégias de Marketing para a sua Pousada é fundamental para investir nas formas eficientes para atingir o público-alvo definido.

Neste ponto, o Marketing Digital faz toda a diferença.

  • Pesquisas de mercado mais rápidas e mais assertivas.
  • Um site e um blog que conversem com os clientes muito antes da venda.
  • Redes sociais leves, dinâmicas e elegantes.
  • Conteúdo atraente dos assuntos que serão publicados, para criar um engajamento dos clientes com a sua marca e para gerar possíveis vendas sem anúncios.
  • Anúncios pagos nas redes sociais.

Também é importante avaliar constantemente os resultados para definir que meios são mais eficazes a cada momento.

Esperamos que estas dicas sejam úteis para que você possa ser bem sucedido na sua Pousada!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *